HISTÓRICO – RÁDIO COMUNITÁRIA MORADA DO VENTO FM

Radio Comunitária situada na cidade de Joaquim Távora no Norte Pioneiro - PR. O nome Morada do Vento foi feita através de uma relação de nomes enviados pelos estudantes das escolas de Joaquim Távora. Uma votação definiu que Morada do Vento expressava melhor a comunidade, o nome vem do título do livro publicado em 1987 pela autora Stefana Marchiori. No livro ela relata a saga de três gerações de uma família tavorense.

A cidade de Joaquim Távora, no norte do Paraná, é o local em que se desenrola a trama do romance e onde viveram suas principais personagens. A época, marcada por importantes fatos históricos e conturbações sociais, situa-se no final do século passado e início deste. Mesclando ficção e realidade, a autora retrata, com sensibilidade e lirismo, usos e costumes de uma sociedade constituída principalmente por poderosos fazendeiros, latifundiários e escravos recém-libertados, convivendo lado a lado. Apesar da liberdade, o forte estigma da escravidão continua marcando as relações entre escravos e seus senhores. E, em meio ao ódio, intrigas e conflitos, nasce e floresce o terno amor entre Dirce Maria e Álvaro. O vento, soprando forte, no alto de sua imponente mansão de pedras escuras, torna-se cúmplice e testemunha do profundo sentimento que une os dois jovens.

A Rádio Comunitária entrou no ar no dia 30 de abril de 2005. Pela frequência de 87,9 Mhz as atividades diárias tinham inicio as seis horas da manhã e se encerrava as 22 horas. Com uma ótima qualidade de transmissão e uma programação fixa,  hoje, a emissora de rádio operada 24 horas por dia trazendo muita música e informação em sua programação.

 

Texto: Alan Junior de Queiroz

--------------

A PRIMEIRA  REUNIÃO DA ASSEMBLÉIA DE FUNDAÇÃO DA RADIO COMUNITÁRIA MORADA DO VENTO, SE DEU NO DIA 11 DE MAIO DE 1998, NA SEDE DO CLUBE UNIÃO DE JOAQUIM TÁVORA, COM MEMBROS DA COMUNIDADE TAVORENSE. 

FOI AO AR NO DIA 1  DE MAIO DE 2.OO5   

LOGO MARCA DA RÁDIO

 
Rádio Morada do Vento FM 2009 © Todos os direitos reservados